"A universidade deve ser flexível pintar-se de negro, de mulato, de operário, de camponês ou ficar sem portas, e o povo a arrebentará e pintará a Universidade com as cores que melhor lhe pareça." - Ernesto Che Guevara
Pesquisar este blog
quarta-feira, 8 de dezembro de 2010
ARIOVALDO UMBELINO DE OLIVEIRA - A longa marcha do campesinato brasileiro
>BATISMO DE SANGUE (Brasil, 2007) - SINOPSE: é um filme brasileiro realizado em 2006 e lançado em 2007, dirigido pelo cineasta Helvécio Ratton. O filme é baseado no livro homônimo de Frei Betto que foi lançado originalmente no ano de 1983, e vencedor do prêmio Jabuti.
>TERRA PARA ROSE (Brasil, 1987) - SINOPSE: inicia fazendo um resumo histórico dos problemas da terra no Sul do Brasil para, em seguida mostrar os condicionantes que levaram milhões de camponeses procurarem um lugar para trabalhar. Com imagens de arquivo, especialmente vídeos de televisão, Tetê é implacável na crítica a Nova República: o presidente José Sarney e o ex-ministro Dante Oliveira, com seus blá-blás demagógicos em torno da solução para o problema são colocados como os grandes responsáveis por uma situação dramática, que, se documentada nas imagens de Tetê no caso da fazenda Anoni, pode ter reflexos em dezenas de outros casos.
>O SONHO DE ROSE - 10 ANOS DEPOIS (Brasil, 2000) - SINOPSE: A jornalista e diretora Tetê Moraes registra o assentamento de sem-terras mais de dez anos depois de filmar Terra para Rose, premiado documentário sobre a ocupação de um latifúndio no Rio Grande do Sul, na Fazenda Annoni, por um grupo de lavradores rurais que inspirariam a criação do Movimento dos Sem-Terra (MST).
>CABRA MARCADO PARA MORRER (Brasil, 1984) - SINOPSE: contaria a história política do líder da liga camponesa de Sapé (Paraíba), João Pedro Teixeira, assassinado em 1962. No entanto, com o golpe de 31 de março, as forças militares cercam a locação no engenho da Galiléia e interrompem as filmagens. Dezessete anos depois, o diretor Eduardo Coutinho volta à região e reencontra a viúva de João Pedro, Elisabeth Teixeira, que até então vivia na clandestinidade e muitos dos outros camponeses que haviam atuado no filme antes brutalmente interrompido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário